Pular para o conteúdo principal

Bebê irritado? Entenda os picos de crescimento e de desenvolvimento


Você que é mamãe de primeira viagem como eu, já percebeu que existem fases (dias) em que seu bebê fica mais choroso do que o normal, solicitando mais mamadas do que habitualmente pede, pedindo colo? Percebeu que logo após estes dias difíceis e diferentes dos de sempre, seu bebê começou a fazer coisas que não fazia? Então fique calma...Este é nitidamente um SALTO DE DESENVOLVIMENTO.

Mas afinal, o que são picos de crescimento (ou Growth Spurt) e saltos de desenvolvimento?

Vamos lá!

Se antes da explicação você quiser conferir as fases aproximadas do seu filho, baseadas na data de nascimento dele, clique aqui para obter a tabela em excel. Lembre-se que as datas sao aproximadas, pois cada bebê tem seu próprio timing...



PICOS DE CRESCIMENTO

Nestas fases os bebês solicitam mais mamadas do que de costume. Estas necessidades geralmente duram de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. Depois destes picos, você de repente olha para o berço e tem aquela sensação: "Nossa, como cresceu", ou ainda percebe a perda das roupinhas e sapatinhos.

A demanda por mamadas é tão maior que a mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o Bebê. Lembre-se que peito murcho não é peito sem leite e que, quanto mais vc amamenta, mais leite terá. Nesta fase de alta demanda, é bom vc oferecer o peito sempre que requisitado, para que a produção atenda a necessidade maior deste período de poucos dias. Estimule ambos os lados, esvaziando um lado para que depois passe pro outro seio.

Os picos de crescimento geralmente ocorrem por volta dos:
7 - 10 dias;
2 - 3 semanas;
4 - 6 semanas;
3 meses;
4 meses;
6 meses;
9 meses (em torno)

Os picos de crescimento não param no primeiro ano. Podem ocorrer no decorrer do crescimento da criança, incluindo, por exemplo, a adolescência.


OS SALTOS DE DESENVOLVIMENTO

Os bebês se desenvolvem em ritmo irregular e cada um no seu tempo. Contudo, no período que imediatamente antecede um salto de desenvolvimento, o bebê repentinamente pode se sentir disperso à mudanças nos sistemas perceptivo e cognitivo que não foram adaptadas ainda no organismo, fazendo com que ele se sinbta "perdido". Na tentativa de readaptação, o bebê requisita muito seu porto seguro, ou seja, à mãe, o que reflete-se em períodos de maior carência afetiva, choram mais que o habitual, pedem mais colo, e com frequência afetam o sono e apetite. São aquelas fases em que você pensa: Ele estava tão bonzinho, por que agora esta dando show? rsrs

Depois de algumas semanas essa fase difícil é superada, e o bebê começa a fazer coisas que antes não fazia, demonstrando ter habilidades novas. No primeiro salto da Clara, após a 5 semana, ela começou a falar "Agu" e dar umas resmungadas. Além disso, ficou super in love com um brinquedo dela com detalhes em preto e branco e começou a levar a mão à boca. No salto posterior à oitava semana, a Clarinha começou a dar altas gargalhadas e a reconhecer e brincar com os brinquedinhos dela.

Uma Cronologia aproximada dos períodos de crise é:
- 5 semanas / 1 mês
- 8 semanas / quase 2 meses
- 12 semanas / quase 3 meses
- 19 semanas / 4 meses e meio
- 26 semanas / 6 meses
- 30 semanas / 7 meses
- 37 semanas / 8 meses e meio
- 46 semanas / quase 11 meses
- 55 semanas / quase 13 meses
- 64 semanas / quase 15 meses
- 75 semanas / 17 meses

Nesse período, é esperado que o bebê:
- Procure ficar mais perto da MÃE, ou seja sua base de tudo, pois é o que ele conhece melhor;
- Fique mais carente, precisando de colo, segurança e orientação maternal de perto;
- Coma mal e durma pior;
- Pode pedir para mamar com mais frequência;
- Comece a fazer coisas que não fazia antes da crise tal como rir, sentar, engatinhar, interagir...
- Demonstre felicidade com o final da crise e superação do desenvolvimento adquirido.


Essa fase difícil passa, e tudo volta a normalidade, na mesma naturalidade que iniciou.
Então, durante as crises, é só ter um pouco de paciência, carinho, cumplicidade... que logo logo passa...

Fonte: www.kellymom.com

Nas fotos abaixo, Clarinha na primeira crise que antecedeu o primeiro salto de desenvolvimento que ela teve...Nesta fase que eu fui procurar saber o que estava acontecendo. Na foto, vocês podem perceber que eu nem tava me tocando disso, rsrsrs




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão Dukan feito na Panificadora Britania

Ola Fashionistas!
Continuo navegando firme e forte na fase Cruzeiro da Dieta Dukan...Como vocês viram o resultado é inspirador e rápido (link). Esta fase admite pouquíssimos carboidratos, como o farelo de aveia, que nos permite inovar em alguns aspectos...Estes dias morri de vontade de comer pão...Procurei no Oráculo (leia-se GOOGLE), mas só vi receitas de Pão Dukan Unitário ou de Forno, nenhuma na maquininha de fazer pão.
Como ganhei de casamento uma Panificadora Britania (foto), resolvi alterar a receita de Pão Integral que vem no manual da máquina, trocndo por ingredientes permitidos pelo Dr. Dukan. Como o pãozinho ficou M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, resolvi dividir a receitinha com vocês!



Receita original (do manual) - NÃO SERVE PARA DIETA DUKAN


ALTERAÇÃO DA RECEITA: Pão Integral Dukan (Para fazer na Panificadora Britania)

Para 600g de pão

Ingredientes:

·        1 copo de leite desnatado com 1 ovo inteiro dentro

·        1 colher de CHÁ de sal (cuidado: Meu marido colocou uma vez 1 colher de …

Enxoval bebê nos EUA: Orlando (agora com lista completa em Excel para download)

Bom gente, mais uma vez dei uma "sumidinha", pois estava viajando (delicia)...Fui para Orlando fazer o enxoval da Clarinha e vou contar aqui no blog em detalhes o que vi e o que valeu a pena.
Fiquei por lá 5 dias, foi uma delicia e uma verdadeira maratona, vocês não imaginam o quanto...Afinal, estou a 1 semana de completar 7 meses de gravidez e o pic cai muito nesta fase! Bom, vamos lá: Tudo começou com a escolha da cidade. Por que Orlando? No meu caso, o que mais pesou na decisão foi o fato de lá haver várias lojas especializadas em coisas de bebê, como a Macrobaby e Baby R us, que facilita muito a compra, uma vez que você acha tudo no mesmo lugar. A Macrobaby, por exemplo, apesar de um pouco mais cara, tem vendedoras que falam português e possui todas as marcas de carrinhos de bebê lá para você ver e testar. Com estas facilidades, eu consegui comprar tudo em 2 dias, me restando 3 dias de férias para passear nos parques!

Vale a pena fazer enxoval lá fora? Para isso, preparei …

DIY: Cole lindas pastilhas de vidro facilmente sobre seus azulejos, sem quebradeira e sujeira!

Como mencionei aqui no blog, acabaram de entregar as chaves do meu novo apto, o que significa que estou muito envolvida com decoração e design de interiores! Estamos fazendo varias modificações no apto, de forma a mudarmos com ele do jeitinho que eu e meu marido queremos!
As incorporadoras costumam a entregar os apartamentos com as áreas molhadas (cozinha, banheiros e varanda) já com pisos e azulejos. Como já estamos fazendo muitas modificações no apto e queremos nos mudar logo, resolvi evitar mais um item de reforma e quebradeiras, apesar de querer muito dar um toque especial e de cor a estas áreas! Pensei em azulejos adesivos, pastilhas adesivas, mas na verdade o que eu queria mesmo era o brilho sem igual que as pastilhas de vidro proporcionam!!
Quando fui ver as pastilhas adesivas para comprar (estava decidida a não quebrar mais uma área da minha casa), me apresentaram o Afix, um adesivo de altíssima resistência que permite que você mesma cole as pastilhas de vidro sobre o azulejo…