Ainda sobre a feira Premiere Brasil, ocorrida em São Paulo nesta terça e quartafeira, uma das Boureaux de Tendências expostas no local, a Peclers Paris, apresentou as tendências em moda feminina para a temporada de primavera-verão 2014, publicadas no Caderno de Tendências Couleurs, lançado em novembro de 2012. Estas dicas da agência são importantes para os estilistas que estão criando/pensando  na coleção “Primavera-Verão 2014” e também para aqueles que querem aproveitar este momento de promoções, já que vale apena se atentar no que ficará para a próxima estação:

As tendências apresentadas foramdivididas em 4 temas:

Sublimação


Resgate da época de New Look de Christian Dior,composta por saias amplas quase até os tornozelos, cinturas bem marcadas e ombros naturais. Com a volta da mulher feminina e elegante, a agência elegeuuma cartela de cores sóbrias, como nude, rosa e azul.

A nova leitura do estilo lady like traz uma mistura de mobilidade: silhueta seca sobrepostas em calças skinnys, vestidos acinturados confeccionados em algodão e detalhes sem fluidez, como babados rígidos e estruturados. A imagem do eterno feminino contemplado em terninhos ganha inovação: bustiê que remete aos corseletes, golas frente-única e paletade cores frias, herdadas dos ternos masculinos.
Os acessórios têm formas maciças e volumes. Uma combinação sutil de roupas femininas com sapatos masculinos, como oxford emocassim. No entanto as cores são mais suaves, como rosa, azul e verde-claro.Há também modelos mais futuristas, com formas em blocos.

Explosivo


Uma nova atitude feminina vem surgindo nas últimas temporadas – a amazona recriada por Balenciaga e Proenza Schouler. Nesse tema, a Peclers Paris trouxe aspectos da antiguidade e de monumentos usados de forma teatral e hollywoodiana. A cartela de cores é inspirada na maquiagem no último desfile de Dior: castanho, marrom e azul acinzentado.

A proposta da mobilidade urbana é perfeita para mulheres viajantes; um verdadeiro dressing de combate: parkas leves, volume na parte de cima das roupas, mangas arredondas e bolsos. As estampas são exóticase requintadas, sem cores fortes, como as de plantas egípcias. Vestidos longilíneos com recortes, detalhes esportivos e de trajes de banho são algumas referências.

A moda peplum continua forte, bem como a transparência mesclada com tecidos mais rígidos. Destaque para as estampas localizadas e dramáticas, sem repetição. O conforto dos sapatos flats ganham detalhes esportivos, como redes, zíperes e tecidos tecnológicos.

Intersecções


O encontro entre a pureza contemporânea e a energia primitiva traz uma modelagem rústica com toques de modernismo. A cartela decores traz falsos tons primários – amarelo cítrico, castanhos e brancos. A mulher desse tema passeia entre as décadas de 50 e 70, dando ênfase ao conceito mais natural: looks rústicos, tecidos fibrosos, modelagem reta e seca, cinturaalta, saias longas e influências geométricas, em especial da era cubista.
O primitivo moderno se situa entre a moda praia eurbana: tomara-que-caia, decotes generosos nas costas e novamente as saias longas e retas. As estampas são étnicas e de vasos de cerâmica. O movimento italiano antidesign Memphis, da década de 80, é resgatado nas formas retas das camisas e jaquetas. Trançados, pontudos e angulares são as formas dos acessórios.

 

Psiché


Esse tema traz um perfume cool e sofisticado dosanos 70. O movimento hippie e o psicodelismo são aproveitados na cartela decores (cítrico, roxo, lilás, branco e marrom-fumê). O look de uma cor só, no caso o branco, permanece na temporada de verão 2014, agora seguindo uma pegada mais clássica, vista pelos jet-set da década de 70. As túnicas sobrepostas em calças alfaiataria foram bem exploradas nas temporadas de moda de Nova York eParis.
Outra referência é o comportamento das pessoas nas noites agitadas de Ibiza (Espanha) e Goa (Índia): indicam-se vestidos kaftans estampados com formas geométricas ou formas estranhas de flores e frutas. A luz também inspira a moda: camisas e calças transparentes a fim de mostrar a estrutura da roupa, ou seja, o acabamento e a costura impecável. Nesse caso,u sa-se a ideia de conjuntinhos. Sapatos de salto baixo com bico fino, como dosindianos.

- O frescor do branco vem para acalmar a moda. Explore a tendência com o retorno do algodão;

-Idealize roupas práticas com referências esportivas que se adaptam às mudanças climáticas.

Sobre a Peclers

 

Fundada em 1970, a agência francesa de consultoria de tendências, estilo e inovação conta com escritórios em grandes centros de moda, como Paris, Nova York e Shangai, mas também está presente em 30 países através de colaboradores e parceiros. A Peclers Paris participa ativamente da maior feira têxtil do segmento, a Première Vison, em Paris, há 30anos; já na Première Brasil é a sua primeira vez.