Pular para o conteúdo principal

Dress code: O que pede cada situação?


Sim, sabemos do básico: Que cada situação exige um tipo de vestuário e que não é adequado ir uma festinha de criança com um vestido tipo Óscar ou a um evento chiquérrimo calçando “all star”...

Contudo, nem todas as situações são tão obvias assim:

  • ·         Num casamento de dia, o que usar?
  • ·         E num evento da empresa?
  • ·         E num concerto de ópera?
  • ·         E os homens, o que devem usar em cada situação?
  • ·         E quando no convite há a especificação de trajes como:
o   “Passeio simples”
o   “Social”
o   Tenue de Soirée
o   A Rigor

Para estas e outras situações, evitando as saias justas, que faço este post, explicando cada um dos tipos de dress codes, em quais eventos eles são convenientes e o que cai bem tanto para a mulher e o homem usarem em cada uma destes momentos. 

Aqui a questão não é ditar o que vestir, mas sim mostrar as boas maneiras de se apresentar em cada tipo de situação social...Para arrasar e fazer bonito!

Boa Leitura!

 

Traje Esporte/Casual

 

Traje esporte não diz respeito à famosa dupla jeans + tênis. Uma coisa é usar um traje esporte, ou seja, casual, em uma ocasião informal e outra é usar uma roupa esportiva, peças adequadas para a prática de esportes: moletom, tênis,  etc.
Quando convites de eventos sociais não especificam a vestimenta, como em situações casuais e sem formalidades, o traje esporte é bem-vindo. Alguns exemplos: exposições, festas infantis, batizados, almoços e churrascos.
Este estilo sugere roupas leves e sem muito brilho, um estilo bastante descomplicado e casual, como terninhos esportivos, vestidos de alcinhas, camisa branca, suéter colorido, saias, jeans, calças da estação. Os tecidos utilizados podem ser com stretch, malha, algodão, crepes, linhos e como acessórios as bolsas grandes, sapatilhas, botas e sandálias de salto baixo são super adequadas.
Para os homens, calça de alfaiataria com uma camisa de manga dobrada, um belo cinto e mocassim sem meias. 





 

Traje Passeio simples / Esporte fino / Tenue de ville


É normalmente indicado para eventos durante o dia e ao ar livre, com um toque de formalidade.
O traje passeio é um pouco mais elaborado que o traje esporte, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído, mas com certa formalidade.
Este dress code é ideal para ocasiões como bodas e casamentos diurnos, bem como coquetéis, almoços, festa do chefe da empresa, visitas a museus e jantares em geral. A produção pede um pouco mais de sofisticação, dando preferência a peças mais clássicas, em shapes um pouco mais elaborados.
Na prática significa, para os homens, um blazer marinho com calça social bege ou cinza (no inverno), camisas em cores claras e camisas listradas ou xadrezes. Em casamentos mais informais, que não pede o uso de gravata, o lenço no bolso do paletó fica muito bom. É possível usar aquela peça super despojada com acessórios ou outros tipos de peças mais trabalhadas. Camisas mais claras, como: azul, rosa, marrom, cinza, entre outras em tons bem suaves são ideais. Acompanhadas de colete, calça jeans de qualquer tonalidade, blazer e claro, um sapato que realize perfeita combinação. É bom evitar as gravatas acompanhadas de ternos, pois são formais demais para o tipo casual. Outra opção são camisetas de malha combinadas com o blazer por cima, um lenço ao pescoço, calça jeans ou até mesmo de outro tecido, sapatos ou sapa tênis e pronto, estará ótimo para eventos casuais chiques.

 Para as mulheres, vestidos em tons de bege, renda de algodão branca ou pérola com o forro café com leite, vestidos fluidos coloridos ou com uma estampa floral em um fundo off white e para as mais tradicionais, o bom e velho tailleur é uma produção prática e infalível. Já as mais descoladas podem optar pelos femininos cocktail dresses e um look étnico, como caftans, saris e tecidos bordados de linha de seda ou algodão.
Não há restrições quanto ao comprimento, mas uma boa pedida é apostar no comprimento midi. Dê preferência as cores mais claras e quanto aos brilhos tem de ser usado com moderação.
Sandálias meia pata, até mesmo as plataformas mais glamurosas dão peso e enriquecem o look. As clutches de tamanho médio são as bolsas do momento e as com "perfume" vintage, podem atribuir um charme todo especial a produção. Bijuterias ganham um ar mais sofisticado e joias discretas começam a despontar.


Traje Passeio Completo ou Social


Passeio completo ou social é
o dress code típico de eventos como casamentos, festas de 15 anos, jantares dançantes e óperas. Pede roupas mais requintadas, com comprimentos midi e longos. Decotes, fendas e brilhos começam a surgir de forma suave e recatada. É tempo de incrementar na maquiagem e nos penteados.
Para os homens significa terno, de preferência marinho ou grafite, com camisa social branca e gravata. Chic quando a gravata é feita com padrões mais discretos ou lisa. Pode ter cores fortes como vermelho, tons de rosa ou em prata escuro.  Camisa branca com abotoadura arremata o look e deixa tudo mais poderoso. Um colete e lenço no bolso do paletó completam um look de arrasar para este tipo de ocasião.
Para as mulheres, um vestido em tons de bege, curto com tecidos nobres como musseline, crepe georgette, tule, rendas francesas, zibeline, shantung de seda, chiffon. Podem arrasar nos bordados, muito brilho e tecidos com transparência. Vestidos midi e longos, com detalhes e aplicações em brilhos discretos. Fendas, cavas e decotes mais suaves.  Bolsas de mão pequenas e saltos altos e finos são itens obrigatórios. Colares e brincos mais exuberantes tornam-se "estrelas" do look.





Traje Black Tie / Gala / A Rigor/ Tenue de Soirée

O black-tie, o mais glamuroso de todos os estilos é utilizado em eventos que exigem muito glamour e sofisticação. Vai desde formaturas até premiações, com badalados red carpets, como o tradicional Oscar. A ocasião pede looks rebuscados e maquiagens mais elaboradas.
O termo em francês Tenue de Soirée, que pode vir junto a um convite, quer dizer, ao pé da letra “vestido de noite”, mas na verdade este estilo requer o ápice de vestir, a melhor produção possível.
Para os homens, o smoking completo, com gravata borboleta preta, camisa branca de pala pregueada e faixa de cetim.  Nunca, jamais, os homens deve usar smoking com cinto social, devendo sempre optar pelo suspensório. Camisa sempre com abotoaduras.
Para as mulheres é a hora de usar tudo e mais um pouco. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, bordados, transparências, drapeados, plissados etc. Nessas ocasiões, é possível usar vestidos com cauda, saias rodadas, pois é a hora de ser mais ousada.
Como acessórios, dê preferência as joias. As bijoux são permitidas desde que sejam extremamente finas. Brilhos e pedrarias imponentes mesclam com poderosos it shoes e bags. Para dar um toque de estilo no visual de gala escolha bolsas vintage de grifes famosas.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão Dukan feito na Panificadora Britania

Ola Fashionistas!
Continuo navegando firme e forte na fase Cruzeiro da Dieta Dukan...Como vocês viram o resultado é inspirador e rápido (link). Esta fase admite pouquíssimos carboidratos, como o farelo de aveia, que nos permite inovar em alguns aspectos...Estes dias morri de vontade de comer pão...Procurei no Oráculo (leia-se GOOGLE), mas só vi receitas de Pão Dukan Unitário ou de Forno, nenhuma na maquininha de fazer pão.
Como ganhei de casamento uma Panificadora Britania (foto), resolvi alterar a receita de Pão Integral que vem no manual da máquina, trocndo por ingredientes permitidos pelo Dr. Dukan. Como o pãozinho ficou M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, resolvi dividir a receitinha com vocês!



Receita original (do manual) - NÃO SERVE PARA DIETA DUKAN


ALTERAÇÃO DA RECEITA: Pão Integral Dukan (Para fazer na Panificadora Britania)

Para 600g de pão

Ingredientes:

·        1 copo de leite desnatado com 1 ovo inteiro dentro

·        1 colher de CHÁ de sal (cuidado: Meu marido colocou uma vez 1 colher de …

Enxoval bebê nos EUA: Orlando (agora com lista completa em Excel para download)

Bom gente, mais uma vez dei uma "sumidinha", pois estava viajando (delicia)...Fui para Orlando fazer o enxoval da Clarinha e vou contar aqui no blog em detalhes o que vi e o que valeu a pena.
Fiquei por lá 5 dias, foi uma delicia e uma verdadeira maratona, vocês não imaginam o quanto...Afinal, estou a 1 semana de completar 7 meses de gravidez e o pic cai muito nesta fase! Bom, vamos lá: Tudo começou com a escolha da cidade. Por que Orlando? No meu caso, o que mais pesou na decisão foi o fato de lá haver várias lojas especializadas em coisas de bebê, como a Macrobaby e Baby R us, que facilita muito a compra, uma vez que você acha tudo no mesmo lugar. A Macrobaby, por exemplo, apesar de um pouco mais cara, tem vendedoras que falam português e possui todas as marcas de carrinhos de bebê lá para você ver e testar. Com estas facilidades, eu consegui comprar tudo em 2 dias, me restando 3 dias de férias para passear nos parques!

Vale a pena fazer enxoval lá fora? Para isso, preparei …

A Anfitriã Perfeita

Ter pessoas na sua casa é um prazer, mas também é uma arte que precisa ser dominada. Porém, com alguma organização, planejamento e preparo é possível pegar alguns atalhos e ser mestre na arte de receber amigos com rapidez.Selecionamos três tipos de festa para você se inspirar, preparar refeições gostosas e criar um clima agradável.Encontro de Amigas


Para receber as amigas em casa, aposte em decorações femininas, principalmente à mesa. Use elementos fofos, como tons pastel, flores e laços de fita. Sirva coquetéis docinhos e um sorvete caseiro refrescante para acompanhar.



Open House

Para comemorar uma nova casa, convide seus amigos mais próximos. Sirva petiscos e bebidas prontas para ter praticidade e facilidade. A vantagem desse tipo de festa é que, com a quantidade e variedade certa de alimentos, a mesa ficará bem colorida e dispensará outras decorações.
Jantar Romântico
Para criar uma atmosfera romântica em um jantar apaixonado, abuse do vermelho. A cor mais romântica pode estar presente …